DIA MUNICIPAL DE COMBATE AO DIABETES É MARCADO POR AÇÕES EM PINHEIRO/MA

Na manhã desta terça-feira (10) aconteceu a primeira edição do ‘Dia do Azul’ da Câmara de Vereadores de Pinheiro.
O calendário oficial de eventos de Pinheiro ganha mais uma data comemorativa: o “Dia Municipal de Combate ao Diabetes”, em 10 de Outubro. Por proposição do vereador Elizeu de Tan Tan, do PP, a lei sancionada pelo prefeito Luciano dispõe sobre a criação do dia e, ainda, normatização da distribuição de aparelhos, medicamentos e insumos para diabéticos e hipertensos.

Sendo assim, fica garantido, no âmbito municipal, o acesso de diabéticos às tecnologias avançadas, exames e todos os tipos de medicação disponíveis, equipamentos apropriados e seus respectivos insumos para aplicação de insulinas. Os pacientes diabéticos, cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), poderão fazer uma carteirinha de informação, onde irá constar detalhes da sua patologia, medicações utilizadas e recomendações para os tratamentos de urgência e emergência.


Na ocasião a população teve acesso aos testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação e emissão do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), todos esses serviços foram ofertados de forma gratuita.
A ação faz parte da comemoração do ‘Dia do Azul’ – Dia Municipal de Combate ao Diabetes, que é fruto da Lei Municipal 2.691/2017, resultado do projeto de autoria do Vereador Elizeu de Tan Tan (PP) e que esse ano aconteceu pela primeira vez.
Foram cerca de 160 cidadãos contemplados com ações utilitárias médicas. Os participantes ainda contaram com um café da manhã, com cardápio assinado por nutricionista e palestras de conscientização da doença com a Enfermeira Joelmara.

Deixe uma resposta