Projeto Conhecendo o Detran-MA atende centenas de estudantes no Maio Amarelo

 
 
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detra-MA) está realizando desde o início do mês uma série de ações educativas, em virtude do Movimento Internacional Maio Amarelo. Entre elas, o “Projeto Conhecendo o Detran”, uma atividade permanente que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Somente em Maio, quase mil alunos participaram do projeto na sede do Departamento. Na manhã desta terça-feira (30), foi a vez dos alunos da 4º série da UEB Monsenhor Frederico Chaves.

O Conhecendo o Detran-MA existe desde 2015. O objetivo do projeto é apresentar a instituição aos alunos de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de São Luís. As visitas são agendadas e monitoradas pela equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento. Em cada parada, os alunos aprendem como funcionam os setores do órgão, desde o emplacamento de veículos até o processo para emissão da carteira de motorista.

Após o city tour, os estudantes também participam de brincadeiras no circuito da Transitolândia, exibição de filmes sobre segurança viária e palestras educativas.Segundo a diretora geral do Detran-Ma, Larissa Abdalla Britto, o Conhecendo o Detran é um importante projeto de educação para o trânsito, pois forma jovens conscientes sobre suas responsabilidades nas vias. “A cada visita, o projeto atende em média 50 crianças ou adolescentes. Ou seja, por mês, são centenas de jovens com acesso à educação para o trânsito. Eles se tornam multiplicadores de atitudes adequadas nas ruas, e, ao mesmo tempo, fiscalizadores do comportamento dos pais”, destacou Larissa Abdalla Britto.

A Diretora da UEB Monsenhor Frederico Chaves, Zuíla Gomes dos Santos, explicou que o Conhecendo o Detran-MA contribui na formação dos alunos. “É a primeira vez que participamos desse projeto. Agora nossos alunos conhecem a importância do Detran-MA e entendem melhor suas responsabilidades no trânsito, para a própria vida e para a vida dos outros”, disse Zuíla.

A Diretora da Divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis da Superintendência de Vigilância Epidemiológica Sanitária de São Luis, Patrícia Seguins, destacou que o “Conhecendo o Detran-MA” é um projeto parceiro, pois apoia as atividades de educação e saúde do município. “Buscamos reduzir os índice de acidentes de trânsito com vítimas na capital. Esse trabalho desenvolvido pelo Detran permite que as crianças cresçam mais conscientes. Pessoas conscientes evitam acidentes de trânsito e mais vidas são salvas”, finalizou Patrícia Seguins.

Deixe uma resposta