GOVERNO INICIA REFORMA EM MAIS DE 11 ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

gov-ma

Dando continuidade ao amplo programa de reconstrução, reforma e manutenção na estrutura física escolar da Rede Estadual de Ensino, o Governo do Maranhão iniciou, nesta semana, a reforma de 11 prédios escolares, considerados prioritários dado ao tempo que passaram sem intervenção na infraestrutura por parte de gestões anteriores. As reformas acontecem com a parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra). Nesta fase serão beneficiados quase 8 mil alunos.

As escolas contempladas com as reformas estão localizadas em oito municípios: Fortuna – C.E. Estado do Rio de Janeiro anexo I; Colinas – C.E. Dr.Antônio Jorge Dino; Cururupu – U.E. João Marques Miranda; São José de Ribamar – C.E. São José de Ribamar; Imperatriz – C.E. União; Carolina – C.E. Sertão Maranhense; Grajaú – C.E. Nicolau Dino; e São Luís, abrangendo os centros de ensino Benedito Leite/Escola Modelo (Centro), Dr.João Bacelar Portela (Caratatiua), Professor Barjonas Lobão (Cohatrac) e Prefessora Estefânia Rosa e Silva, no bairro Turu.

A escola Estefânia Rosa (antigo Roseana Sarney), por exemplo, passará por um processo de reconstrução, já se encontra totalmente deteriorada. No primeiro semestre deste ano, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve no local acompanhado da assessoria técnica para avaliar a situação do prédio, que foi desativado em 2014, pelo governo anterior e os alunos tiveram que ser remanejados para outro espaço, na mesma quadra.

“A meta do Governo Flávio Dino é alcançar todos os 217 municípios maranhenses, inclusive os que ainda não possuem prédios próprios da Rede Estadual de Ensino. Nosso pedido aos gestores dessas escolas é que acompanhem o andamento das obras e comuniquem aos setores responsáveis da Seduc para darmos celeridade ao processo. Dessa forma iremos proporcionar melhores condições para o processo de ensino e da aprendizagem e ainda teremos a comunidade escolar mais motivada  para viver a escola”, destacou Felipe Camarão.

O Governo do Estado investiu, em 2016, mais de R$ 90 milhões em infraestrutura, com a reconstrução de cerca de 60 escolas e intervenções em mais de 300 unidades escolares em todo o Maranhão, sem distinção entre regiões e municípios.

“Esses números são extremamente relevantes se considerarmos que a rede estadual de ensino é formada por 1196 escolas, várias, com muitos anos sem qualquer intervenção do Estado. Com essas ações, proporcionamos a estudantes, professores, técnicos, pais e familiares um ambiente escolar digno, com espaços adequados para todas as atividades desenvolvidas”, destacou Anderson Lindoso, secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional da Seduc, responsável pelas obras na rede escolar.

Quadras poliesportivas

Os secretários estaduais de Infraestrutura, Clayton Noleto, e de Educação, Felipe Camarão, assinaram, no início deste mês, 56 ordens de serviço para a construção de quadras nas escolas estaduais do Maranhão, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões. Além dessas, 4 quadras poliesportivas já estão com as obras avançadas.  As intervenções estão dívidas em: construção de quadras grandes com cobertura, construção de quadras pequenas com cobertura e construção de quadra com vestiário. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Deixe uma resposta