DEP. FEDERAL WALDIR MARANHÃO IRÁ CONDUZIR A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO COMO PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL

O Congresso Nacional é composto de duas casas legislativas, de um lado a Câmara dos Deputados que representa a população de cada estado brasileiro, do outro lado temos o Senado Federal com 81 senadores sendo 3 para cada estado, estes representam a unidade federativa, os estados. A unificação das duas casas é um mecanismo legislativo para debater e aprovar, ou não, matérias de grande relevância,  cabe ao Congresso Nacional legislar sobre as matérias de competência da União, mediante elaboração de emendas constitucionais, de leis complementares e ordinárias, e de outros atos normativos com força de lei.

Uma casa de tal importância, com prerrogativas essenciais para o bom funcionamento da administração publica, requer organização e lisura nos processo que conduz, desse modo, pensando na ética e responsabilidade, na ultima segunda-feira (5) o Ministro do Supremo Marco Aurélio Mello afastou o senador Renan Calheiros da presidência do senado e por consequência do congresso nacional. 

waldir_maranhao-301908

Cabendo ao 1º vice-presidente da câmara dos deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) conduzir os trabalhos quando houver a unificação das duas casas legislativas, conforme explicamos nos parágrafos anteriores, e já ha matérias relevantes aguardando a agenda dos tramites para entrar em discussão e votação, um exemplo é a votação do orçamentos e vetos. 

Enquanto o senador Renan estiver impossibilitado de assumir sua função como presidente do Senado quem ficará a frente da casa é o Senador Tião Viana, mas quando houver as sessões mistas, que as presidirá é o nosso conterrâneo Waldir Maranhão.

 

Deixe uma resposta