COM A DESISTÊNCIA DO TIME DO SANTA QUITERIA O PAC FOI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DA PRIMEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO MARANHENSE, APÓS UMA ARTICULAÇÃO FEITA PELO PREFEITO LUCIANO JUNTO A FEDERAÇÃO!!!

img_2965

Hoje o Blog dedica um espaço para homenagear esse extinto clube que já participou de algumas edições do Campeonato Maranhense, no início da década de 1990, o famoso PAC, o Pinheiro Atlético Clube. Eu, como pinheirense e admirador do esporte da baixada, deixo aqui o escudo do clube que, infelizmente, não cheguei a acompanhar (na época eu ainda era muito novo e não ia sozinho ao estádio). Para os mais antigos e saudosistas, que não lembra das defesas do Goleiro Sarárá, dos cruzamentos do Lateral Barroso, do Estádio Municipal Costa Rodrigues lotado, empurrando o time gritando é o PAC!!!, é o PAC!!! em todos os jogos desse time que deixou saudades… O PAC mandava os seus jogos no Estádio Costa Rodrigues, com uma capacidade para 5.000 torcedores… Eu mesmo tinha um verdadeiro fascínio por esse estádio, pois foi o meu primeiro contato direto com um campo de futebol.

Em 1992 o PAC ficou na terceira colocação do Campeonato Maranhense à frente de grandes clubes, como Moto Club e BEC. O PAC só não foi campeão por causa das armações da FMF, pois o clube tinha a vantagem e eles tiraram e fizeram com que todos os jogos fossem em São Luis. Eis os jogos da fase decisiva, em que “meteram a mão” no PAC e passaram todas as partidas para o Nhozinho Santos: 10 de Dezembro de 1992-MAC 0x0 PAC / 13 de Dezembro de 1992-Sampaio Corrêa 0x0 PAC. 

img_2963

Mas, os amantes do futebol pinheirense tem muito a comemorar. O prefeito eleito Luciano e seu pai José Genésio reunidos em São Luiz com Antônio Américo conseguiram em parceria com a Federação Maranhense de Futebol a reativação do time PAC – Pinheiro Atlético Clube que estava desativado durante tora gestão do atual prefeito.

O ex-deputado José Genésio é o grande entusiasta desse feito importante, ele que enquanto deputado tirava de seu salário recursos para manter o time na ativa e agora com a vitória de Luciano nas urnas a prefeitura vai, a partir de 2017, reequipar o time, que era conhecido como Seleção Pinheirense, para voltar a disputar campeonatos em todo o estado como era antes.

O time foi esquecido durante toda a gestão do atual prefeito Filuca que cortou os recursos locados ao esporte da cidade, deixando os jovens e os veteranos amantes do futebol revoltados. O campeonato Pinheirense que era o principal da baixada ele deixou de fazer e até hoje a premiação da final do campeonato de 2014 nunca foi repassada pelo prefeito derrotado nas urnas Filuca Mendes.

Uma história de vitórias volta a ser escrita graças ao empenho do grupo do Prefeito eleito Luciano Genésio que mesmo ainda não ter assumido o mandato já demonstra grande competência para gerir o município, realizando parcerias importantes e resgatando nossa cultura tão massacradas. 

Deixe uma resposta